A Importância de Ser Grato

A gratidão é o ato de reconhecimento de uma pessoa por alguem que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor etc.
 
Em um sentido mais amplo, pode ser explicada também como recognição abrangente pelas situações e dádivas que a vida lhe proporcionou e ainda proporciona.
 
A gratidão é uma emoção, que envolve um sentimento de dívida emotiva em direção de outra pessoa; freqüentemente acompanhado por um desejo de agradecê-lo, ou reciprocar para um favor que fizeram por você. Num contexto religioso, gratidão também pode referir-se a um sentimento de dívida em direção de uma divindade, e.g. a expressão de gratidão a Deus é um tema central do cristianismo.
 
Uma esquisa psicológica demonstrou que indivíduos são mais propensos a experimentar a gratidão quando recebem um favor que é percebido ser (1) estimado pelo recipiente, (2) valioso ao benfeitor, (3) dado pelo benfeitor com intenções benevolentes, e (4) dado gratuitamente.

Pesquisas também sugerem que sentimentos de gratidão podem ser benéficos ao bem estar emocional subjetivo. Nas pessoas que são agradecidas em geral, os acontecimentos de vida têm influência pequena na gratidão experimentada.
O texto acima foi obtido do Wikipédia.

Agora, o que muitas vezes esquecemos ou ainda, desconhecemos, é que a gratidão também vale de você para você mesmo.
 
Sim... também é ser grato por você dedicar o que tem de melhor para consigo mesmo e para com os outros, com sua profisão, com o seu descanso.
 
Ser grato por, mesmmo ocupado com os afazeres sociais, ainda poder desfrutar de sua própria compania, da de seus animais de estimação, do seu companheiro, de seus filhos, de seus amigos, enfim, de quem você tem carinho.
 
Ser grato pelas coisas que alcançou com seu próprio esforço e/ou merecimento, não só materiais as imateriais.
 
Você não sente que fez alguma coisa de bom? Sinta nesse momento, gratidão por querer mudar e buscar ser melhor do que o dia anterior. Sorria mesmo quando estiver sozinho. Sorria para você.
 
Só gostamos da presença do outro, quando nos sentimos bem quando estamos só. Só respeitamos ooutro, quando respeitamos a nós mesmos. Só fazemos o bem para o outro, quando fazemos o bem para nós mesmos. Só sabemos fazer para o outro, o que fazemos para nós mesmos.
 
Além dos benefícios para a pele, saúde que especialistas afirmam ser também responsáveis pelo sentimento de gratidão, existe um outro um pouco mais sutil, mas cuja importância não deveria ser menosprezada. Quando nos sentimos gratos peloque já possuímos, independente do que seja, o sentimento de preciso disso ou aquilo diminui, as cobranças pessoais diminuem e você relaxa.
 
O bem material é importante, não questiono nada disso, mas não é a quantidade dele e sim o sentimento de satisfação que vale. Quando precisamos comprar mais e mais objetos materiais para nos sentirmos plenos pois o que já possuimos nunca é suficiente, é porque ainda falta descobrir o que nos faz realmente felizes.
 
A muito tempo atrás, eu adorava shopping. E a cada "passeio" eu sempre voltava com pelo menos uma sacolinha para casa. Depois de morar em uma cidade relativamente pequena (onde o shopping parece mais uma galeriazinha), troquei essa atividade por passeios em parques, caminhadas pelo bairro, atividades mais caseiras. Com certeza, no início, foi um choque, mas por algum motivo, insisti nessa vida, mesmo depois que voltamos a morar numa metrópole. No fim, descobri que o motivo foi que a calmaria, a natureza, o silêncio, a luz, a leveza era o que mais combinava com meu estilo de ser (e com o do meu esposo!). Na verdade, foi graças a ele que eu descobri esse meu lado, e por isso, sou realmente GRATA a ele. Hoje, posso dizer que sou GRATA a mim mesmo também.
 
 
O som de baladas, de congestionamento, de brigas é demais de pesado para mim. O meu "silêncio" é muito menos barulhento que o "silêncio" dos outros. Perdi o temor de conversar comigo mesma a respeito dos meus medos, ansiedades, dificuldades. Hoje, se eu estiver sozinha, estou tranquila.
 
Por isso, sejamos gratos pela vida e por todas as oportunidades que ela nos oferece a cada segundo!
E que todos possamos encontrar a nós mesmos e gostar do que encontrou, mesmo que precisemos mudar um pouquinho.
 
Imagem: inumc.org, alessandrarigazzo.com

Comentários