Durante o processo de organizar malas, anunciar itens a serem vendidos, encaixotar coisas, doar outras, me deparei com alguns cadernos que não foram usados durante a faculdade (por falta de oportunidade).
Desses, separei um e transformei em caderno de controle financeiro com data de início para janeiro de 2018.
Tentei diversas técnicas de controle de gastos como blocos de anotacoes, extratos bancários, planilhas digitais... e em todos os casos, falhei e desisti.
Porém, encontrei um antigo cadernos da época que moramos em RC, onde, de forma simples havia o controle financeiro de mais de 6 anos seguidos, incluindo identificação e classificação de gastos por categorias ao final de cada ano.
Como meu caderno de controle financeiro funciona?
- separo uma folha (frente e verso) para cada mes, ou seja, 12 folhas de forma seguida.
- as 2 folhas seguintes contem o relatorio financeiro do ano todo onde destrincho detalhes que passam batido como:
- Entrada: anotação mensal de salário por exemplo.
- Banco: anotação mensal de todos os valores relacionados como taxas, rendimentos, previdência e segur vida, cartão de crédito, aplicações e investimentos.
- Imobiliária: no meu caso, tenho um apartamento alugado, então acrescento nesse espaço o valor do aluguel que recebemos, taxas, manutenção etc.
- Doações: anotação mensal de contribuições ou doações realizadas mensalmente ou não.
- 1 folha seguinte contendo a relação de entrada e saída total e identificação e classificação de gastos por categorias ao final de cada ano (moradia, saúde, alimentação, educação, transporte, lazer, família, social, móveis e eletrodomésticos). E como sobra espaco, da até para colar graficos que facilitam a visualização dos mesmos.
Assim,, para cada 12 meses, utilizo 15 folhas de um caderno.
Se ficou meio confuso, segue um modelinho que montei para facilitar a compreensão...
Comentários
Postar um comentário
Obrigada pelo interesse e pelo comentário!